Jovem Aprendiz Correios

Com raiz 100% nacional e de organização pública federal, a empresa de Correios e Telégrafos (ECT) operacionaliza todo o processo de envio e entrega de correspondências e encomendas em todo o Brasil. Sua fundação aconteceu no ano de 1663 com a origem do Correio-Mor, na cidade do Rio de Janeiro. A organização pública veiculou-se ao Ministério das Comunicações no ano de 1969 e iniciou significativas mudanças no modelo de administração postal no país.

O Programa Jovem Aprendiz

Anualmente, milhares de vagas de emprego em empresas de médio e grande porte são abertas através do Programa Jovem Aprendiz, e, parte dessas vagas são geradas pelos Correios, capacitando jovens e adolescentes através do incentivo educacional ao mesmo tempo que garante a inserção desses jovens no mercado de trabalho.

A Importância do Programa

Ao longo do contrato do Jovem Aprendiz existem muitas oportunidades, e uma delas é entrar no mercado de trabalho para ganhar experiência da profissão que vai exercer no futuro. Um dos objetivos do programa é exatamente possibilitar a inclusão social através da qualificação profissional. Outro benefício é conhecer mais da carreira que aguarda o jovem no futuro, assim que encerrar a fase escolar.

Existem crenças por parte de alguns jovens que fazer parte do programa os tornará alvo de exploração profissional. Todavia, muitos desconhecem a importância de fazer parte deste programa profissional, seja para a sua carreira ou para o seu currículo. Um caso inspirador e que deve ser destacado é do presidente do Banco do Brasil, Paulo Cafarelli, que começou a profissão na mesma empresa como aprendiz.

Verdade seja dita, não tem como iniciar como jovem aprendiz dentro de uma organização exercendo funções dos pontos mais altos da hierarquia, entretanto, existe uma certeza: é necessário estudar e trabalhar muito para atingir uma posição tão alta e prestigiada quanto a de Cafarelli. Se você tinha alguns preconceitos com o programa, talvez seja a hora de repensar essa grande oportunidade.

O pensamento central ao se ingressar no programa não deve estar na quantia de dinheiro que vai ganhar, e sim, em aprender, criar histórias profissionais e ganhar experiência para o seu currículo.

Deve ficar claro que não existe a obrigação da empresa em contratar o jovem ao fim do seu contrato de aprendiz, mas, o jovem costuma ser efetivado nos casos em que se dedica, trabalha com paixão e brilho nos olhos. Nesses casos, fica evidente que a contratação se torna um grande negócio para as duas partes, e o jovem pode seguir com o seu crescimento profissional dentro da instituição.

Não restam dúvidas que fazer parte do Programa Jovem Aprendiz é uma excelente oportunidade para o jovem que necessita de experiência para a vida profissional, quanto para o empregador que promove inclusão ao mesmo tempo que garante experiência para a vida do cidadão que está construindo sua história e compondo seu currículo e caráter.

Saiba Como se Inscrever

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet através do site www.correios.com.br, na opção “Recursos Humanos” que fica dentro do menu “Sobre os Correios”, no rodapé da página, e o usuário deve fazer um pequeno cadastro com seus dados pessoais. O candidato deve atender alguns requisitos para efetuar a inscrição.

Requisitos dos Correios Para o Programa Jovem Aprendiz

O candidato deve ter idade entre 14 e 22 anos até a data da contratação, deve estar no mínimo no 9º ano do ensino fundamental, não pode ter sido contratado anteriormente como Jovem Aprendiz, ser brasileiro ou morar no Brasil por no mínimo 15 anos caso seja estrangeiro e possuir disponibilidade em exercer as 20 horas semanais de aprendizagem, sendo 4 horas por dia.

Completando as exigências, o jovem deve fazer parte de algum programa social, como o Bolsa Família, ter sido aprovado no último ano escolar, sendo aprovado sem recuperação. Ter habilidades básicas de informática é um diferencial.

Conheça um Pouco Mais da Empresa

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é encarregada do serviço de envio e recebimento de mensagens e encomendas em todo o Brasil, onde quase 100% da população nacional são servidos por agências dos CORREIOS, e quase todos os países do exterior também (somente para recebimento). Além disso, os CORREIOS atendem 48 milhões de domicílios; possui mais de 47 mil empresas como clientes; emprega mais de 125 mil pessoas (dentre as quais aproximadamente 63 mil carteiros); distribuí mais de 36.5 milhões de objetos por dia; está presente em 5.519 municípios brasileiros com mais de 12.000 agências (entre próprias, franqueadas e comunitárias, e que podem ser utilizadas como ponto de apoio para a coleta e para a entrega), mais de 18.500 caixas de coletas e uma frota de 20.000 veículos (incluindo caminhão e furgão), motos e bicicletas. A empresa alcançou em 2012 um faturamento superior a R$ 16.5 bilhões, recorde em sua história. Atualmente os CORREIOS já são responsáveis por megaoperações logísticas como a distribuição de urnas eletrônicas nas eleições, de livros didáticos para escolas de todo o país e a entrega e coleta das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Você sabia?

  • Na composição do seu faturamento, 54.3% da receita é resultado dos serviços exclusivos (carta, telegrama e correspondência agrupada), de modo que a reserva de mercado desses três serviços é fator essencial para a sobrevivência e para a garantia da universalização dos serviços postais.
  • A ECT fornece aos carteiros treinamento e equipamentos especiais, como bolsa, calçado, boné, óculos de sol, protetor solar e uniforme adaptado às condições climáticas de cada região do país.
  • Os CORREIOS são patrocinadores oficiais da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) desde 1991 e da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) desde 2012. Os patrocínios proporcionam investimento para treinamento e aperfeiçoamento dos atletas e também garantem a manutenção de escolinhas das modalidades em diversas localidades do Brasil, frequentadas por milhares de crianças e adolescentes.
  • No Brasil, os CORREIOS são uma das instituições de maior confiabilidade: reiteradas pesquisas demonstram que o brasileiro aponta a ECT como um das empresas mais sérias, à frente de instituições fortes como a Igreja e o Corpo de Bombeiro.

10 comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.